UM POUCO DE INFORMAÇÃO SOBRE SINALIZAÇÃO VIÁRIA

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO


3.1 Definição e função A sinalização vertical de indicação é a comunicação efetuada por meio de um conjunto de placas, com a finalidade de identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos e pedestres quanto aos percursos, destinos, acessos, distâncias, serviços auxiliares e atrativos turísticos,

podendo também ter como função a educação do usuário.

A sinalização de indicação está dividida nos seguintes grupos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.2 Aspectos legais A sinalização de indicação possui caráter informativo ou educativo. As formas, os elementos, as cores e as dimensões mínimas que constituem a sinalização de indicação são objeto de Resolução nº 160/04 do CONTRAN e devem ser rigorosamente seguidos, para que se obtenha o melhor entendimento por parte do usuário.

 

3.3 Formas, cores e dimensões As placas de sinalização vertical de indicação são compostas por elementos que apresentam forma e cor preestabelecidas, definindo padrões específicos. Os padrões relativos à forma e cores das placas de sinalização vertical de indicação estão apresentados no Capítulo 5 e repetidos no Capítulo 7, a fim de facilitar o detalhamento das placas, na fase da diagramação.

 

Segue tabela referente ao padrão e respectivo código de cada cor:

 

   Cor           Padrão             Código

Branca       Munsell              N 9,5

Preta         Munsell             N 0,5

Verde         Munsell         10 G 3/8

Azul           Munsell         5 PB 2/8

  Amarela      Munsell       10 YR 7,5/14

Marrom        Munsell          5 YR 6/14

 

No caso de películas refletivas, estas devem seguir, no mínimo, o que estabelece a norma ABNT NBR 14644 - Sinalização vertical viária – Películas – Requisitos.

As dimensões das placas de indicação devem ser calculadas em função da velocidade regulamentada na via, do tipo de placa, do número de informações e da maior legenda nelas contida, assim como dos demais elementos que as compõem (setas, orlas, tarjas, pictogramas, símbolos e diagramas), conforme critérios apresentados no Capítulo 7.

 

3.4 Padrões alfanuméricos Em vias urbanas, devem ser utilizadas as fontes de alfabeto, números e sinais gráficos dos tipos Standard Alphabets for Highway Signs and Pavement Markings - Série E(M) ou Série D (ver Apêndice), podendo também ser utilizadas as fontes dos tipos Helvética Medium ou Arial.

Em vias rurais, devem ser utilizadas as fontes de alfabeto, números e sinais gráficos dos tipos Standard Alphabets for Highway Signs and Pavement Markings - Série E(M) ou Série D (ver Apêndice).

Nas placas para pedestres, tanto em vias urbanas, como em vias rurais, deve ser utilizada a fonte Arial (ver no Apêndice a fonte Arial Roudend MT Bolt).

 

3.5 Retrorrefletividade e iluminação Os elementos da sinalização vertical de indicação podem ser aplicados em placas pintadas, retrorrefletivas, luminosas (dotadas de iluminação interna) ou iluminadas (dotadas de iluminação externa frontal).

 

Nas rodovias e vias de trânsito rápido, as placas devem ser retrorrefletivas, luminosas ou iluminadas.

 

 Em outros tipos de via, a utilização de placas retrorrefletivas, luminosas ou iluminadas pode ser definida através de estudos de Engenharia que demonstrem a sua necessidade por deficiência de iluminação ou situações climáticas adversas.

As placas retrorrefletivas, luminosas ou iluminadas devem manter o mesmo formato, dimensões e cores nos períodos diurno e noturno.

 

3.6 Materiais das placas Os materiais mais adequados para o substrato, na confecção das placas, são o aço, alumínio, poliéster reforçado com fibra de vidro e madeira imunizada.

Os materiais mais utilizados para a confecção do fundo são as películas e as tintas. As películas utilizadas são as plásticas (não retrorrefletivas) ou as retrorrefletivas dos seguintes tipos:

De esferas inclusas, de esferas encapsuladas ou de lentes prismáticas, definidas de acordo com as necessidades de projeto.

As tintas utilizadas são o esmalte sintético, fosco ou semifosco, ou a pintura eletrostática. Poderão ser utilizados outros materiais que venham a surgir a partir de desenvolvimento tecnológico, desde que possuam propriedades físicas e químicas que garantam as características essenciais da placa durante toda sua vida útil, inclusive após execução do processo de manutenção, e em quaisquer condições climáticas.

Em função do comprometimento da segurança da via, não deve ser utilizada tinta brilhante ou películas retrorrefletivas do tipo “esferas expostas”, devido ao efeito de espelhamento.

O verso da placa deve ser pintado com tinta fosca ou semifosca, na cor preta.

Em casos de sinalização temporária, podem ser utilizados outros materiais como substrato para confecção das placas, desde que garantam as suas características e a segurança viária durante o período de sua utilização. Os elementos da sinalização vertical de indicação, definidos no Capítulo 4, devem ser confeccionados em material retrorrefletivo. No caso de placas luminosas (dotadas de iluminação interna), deverá ser utilizado material translúcido. Na confecção dos elementos de cor preta, deve ser utilizado material não retrorrefletivo.

Os materiais das placas devem atender às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT ou normas vigentes nos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito ou normas internacionais consagradas.

*Dados retirados do site do denatran

http://www.denatran.gov.br/

 

DIMENSÕES DAS PLACAS CONFORME

a velocidade e diretriz da rodovia

Perímetro urbano velocidadede 10Km/h a 40Km/h:  0,30m
Perímetro urbano velocidadede 40Km/h a 60Km/h:  0,50m

Para vias com velocidade de 60km/h a 80Km/h: 0,80m

Para vias com velocidade de 80km/h a 100Km/h: 1,00m
Para vias com velocidade de 100km/h a 120Km/h:1,20m

DIMENSÕES DAS PLACAS CONFORME

a velocidade e diretriz da rodovia

DIMENSÕES DAS PLACAS CONFORME

a velocidade e diretriz da rodovia

Perímetro urbano velocidadede 10Km/h a 40Km/h:  0,30m
Perímetro urbano velocidadede 40Km/h a 60Km/h:  0,50m

Para vias com velocidade de 60km/h a 80Km/h: 0,80m

Para vias com velocidade de 80km/h a 100Km/h: 1,00m
Para vias com velocidade de 100km/h a 120Km/h:1,20m

Perímetro urbano velocidadede 10Km/h a 40Km/h:  0,30m
Perímetro urbano velocidadede 40Km/h a 60Km/h:  0,50m

Para vias com velocidade de 60km/h a 80Km/h: 0,80m

Para vias com velocidade de 80km/h a 100Km/h: 1,00m
Para vias com velocidade de 100km/h a 120Km/h:1,20m

Produzido e elaborado por
Marcos Vieira
Dicon Sinalizações Viarias desde 1999
E-mail: dicon@diconsinalizacoes.com.br
Tel: +55 (11) 2721-4775